O que o cliente pode fazer para ter mais resultados com o marketing
Quando uma empresa contrata uma agência para fazer o seu marketing ou divulgação, provavelmente seja com o intuito de profissionalizar essa demanda e, é claro, ter resultados compatíveis com os seus objetivos. A agência então cria a estratégia, faz os planejamentos, elabora as ações, coloca em prática a divulgação. Porém, alguns aspectos importantíssimos para o sucesso da marca dependem da própria marca. E é disso que nós vamos falar hoje. Então, atente-se aos próximos tópicos, pois eles te ajudarão muito – e pode ser exatamente o que está faltando por ai no momento.
– Fale sobre os seus objetivos: É muito importante que a agência entenda o que você quer e saiba quais são os seus objetivos. Somente assim ela poderá te ajudar. Então deixe claro, desde o início, o porquê você quer investir em marketing, converse sobre o que é possível fazer com a sua verba, mostre referências, dê exemplos;
– Conte quem é o seu público nas reuniões de briefing: Você sabe quem é o seu cliente? Se sim, temos meio caminho percorrido. Porém, você precisa dividir essa informação com a sua agência. Quanto mais informação a sua agência tiver sobre o seu público, mais assertivas serão as ideias, ações e estratégias desenvolvidas;
– Escute as orientações dos profissionais de marketig: Como dissemos no início do texto, se você procurou uma agência é porque acredita que ela possa fazer melhor do que você o marketing da sua marca, afinal os profissionais que trabalham ali são especialistas nisso. Portanto, antes de mais nada, escute as orientações que eles passam. Podem ter coisas importantíssimas e de grande valia para você ali;
– Invista em patrocínio nas redes sociais: Quando você for fechar com uma agência ou profissional de marketing pergunte sobre as simulações de patrocínios – que dirão quanto, em média, você terá que investir para atingir os seus objetivos. Assim você poderá reservar uma parte da verba de marketing para os impulsionamentos – que com certeza farão toda a diferença em sua estratégia nas redes. As redes sociais estão cada vez menos orgânicas e para ser visto os patrocínios são primordiais. Afinal, não adianta nada pagar alguém para fazer um ótimo conteúdo se ninguém for ver;
– Mantenha a sua agência sempre informada: A agência que atende a sua empresa deve ser a primeira a saber sobre qualquer novidade, até para que tenha tempo para pensar em uma estratégia de divulgação. Portanto, divida com o profissional que te atende o que está acontecendo na sua empresa. Ele pode te ajudar e deve manter sigilo total até que a notícia se torne pública;
– Seja ágil nas aprovações: Se você quer agilidade no seu marketing, seja ágil nas suas respostas para a sua agência. Dessa forma o trabalho não fica “empacado”. E o quanto antes a estratégia for colocada na rua, antes virão os resultados;
– Invista em serviços terceirizados de qualidade: Mandou fazer um site? Contrate uma hospedagem de qualidade para que ele funcione bem. Encomendou um material gráfico? Procure uma gráfica de qualidade para imprimi-lo. E lembre-se: muitas vezes a própria agência tem boas indicações de fornecedores.
– Pense menos na concorrência e foque mais no seu negócio: A concorrência é importante, bem como saber o que ela anda fazendo. Porém, se você ficar muito focado em observar os outros estará sempre um passo atrás. Adiante-se, inove!
– Atenda bem o seu cliente no ambiente off-line: Não adianta nada você ser uma empresa maravilhosa na internet e na vida real não atender às expectativas dos seus clientes. Quanto mais você investir em marketing mais deverá investir na qualidade dos seus produtos/serviços e no treinamento do seu pessoal.